Os casos de câncer de pele vem aumentando anualmente, uma vez que os raios solares estão cada vez mais agressivos. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde, por isso, a Dermatologia, preocupada em oferecer o que há de melhor, desenvolveu a técnica de mapeamento corporal de pintas.
O mapeamento corporal, através da Dermatoscopia Digital, é feito com um aparelho de alta tecnologia que amplia de 10 a 70 vezes os nevos (pintas). Este método tem um papel fundamental no diagnóstico precoce e amplifica a acurácia diagnóstica do melanoma.
Para que serve?
A melhor forma é acompanhar as pintas e fazer comparações milimétricas nos anos ou meses anteriores, e isso só e possível quando fazemos a Dermatoscopia Digital e guardamos as imagens.
Sinais de alerta que devemos nos preocupar ao realizar a Dermatoscopia Digital:
o Queimaduras solares múltiplas na infância com formação de bolhas
o Múltiplos nevos
o História familiar de melanoma
o História prévia de melanoma
o Presença de nevos atípicos
o Síndrome do nevo atípico
o Aparecimento de Efelides (sardas)
Como é realizado o exame?
O exame é indolor. O paciente é direcionado para a sala de exame, onde são feitas as seguintes etapas:
o Fotografia Corporal Total: como o próprio nome indica, é um método realizado por fotos padronizadas da superfície corpórea com o objetivo de analisarmos e acompanharmos macroscopicamente as lesões;
o Dermatoscopia Digital: é o passo seguinte, onde usamos a tecnologia para ampliar lesões na epiderme e na derme que não conseguimos ver a olho nu.
A associação da Fotografia Corporal Total com a Dermatoscopia Digital nos leva ao mapeamento de nevos, que nos possibilita o acompanhamento do paciente com maior precisão.
Agende sua consulta médica!