Tricoscopia Capilar

O exame dermatoscopico capilar, também conhecida como tricoscopia, é um exame muito utilizado para realizar o diagnóstico das doenças do couro cabeludo. A dermatoscopia auxilia na diferenciação clínica entre os diversos tipos de alopecias, por exemplo, as calvícies, queda crônica de cabelos, alopecia areata, lúpus etc.

Este exame auxilia na avaliação das diferentes áreas do couro cabeludo, comparando-as. A partir disto, torna-se possível determinar quais são as áreas mais comprometidas dos cabelos e o nível de intensidade. Também avalia o resultado do problema, após serem feitos os tratamentos, verificando qual é o mais adequado para o caso da pessoa.

Para realizar a tricoscopia, usa-se uma lente de 10X aumento associada à imersão ou filtros polarizados de luz para reduzir a refração. No momento que a refração diminui a níveis insignificantes, a epiderme fica translúcida, possibilitando a visualização de estruturas na profundidade do couro cabeludo. Este exame, anteriormente feito a olho nu, não podia fornecer um resultado tão correto quanto o obtido na dermatoscopia capilar realizada hoje em dia e é de grande  auxilio no diagnóstico correto para se instituir um programa terapêutico de sucesso.

Agende sua consulta médica!