Preenchimento de Raias

Rugas ao redor da boca (Rugas Periorias)

As rugas periorais, ou “código de barra”, também surgem da contração muscular em volta dos lábios, e são linhas verticais que marcam tanto nos lábios superiores quanto nos inferiores.

É certo que aumentam com a idade e principalmente nos fumantes pela intensa contração local e pela ação nociva dos elementos do cigarro sobre a qualidade da pele.

É mais proeminente no sexo feminino.

 

Tratamento para rugas na boca

Funciona como nas rugas de expressão, enquanto ainda são dinâmicas, ou seja, só aparecem nas contrações musculares, o ideal é relaxar o grupo muscular usando a Toxina Botulínica, com a intenção de amenizá-las e prevenir que evoluam para sulcos.

a Toxina Botulínica é aplicada ambulatorialmente, ou seja, no consultório, através de injeção da solução (vem na apresentação de pó liofilizado) diluída em soro fisiológico, em vários pontos dos músculos. A substância leva cerca de 4 h para ser absorvida na placa neuromotora, tempo este que a região não pode sofrer manipulação intensa e o paciente deve evitar exercitar-se. Inicia seu efeito por volta de 48 a 72 h após a aplicação, num crescente, até que atinja seu pico ao 15° a 21° dia.

Seu efeito tem uma duração máxima de cerca de 5 meses, com platô de eficácia de 3 meses e após este período vai gradativamente reduzindo – tempo este variável de acordo com a idade, metabolismo e força muscular, de modo que ao fim do período de efetividade é novamente realizada outra aplicação.

Ao fim do tempo de duração do produto, a musculatura retorna a sua função plena de contratilidade

quando já são sulcos ou rugas estáticas: Neste caso somente a Toxina Botulínica não consegue tratar.

Será necessário amenizar os sulcos através de preenchimento. 

 

PREENCHIMENTO COM ÁCIDO HIALURÔNICO

O preenchimento de ruga facial deve ser realizado de preferência com substância inerte (incapaz de provocar reação ou sofrer transformação após contato com tecido humano), estéril e de alta qualidade.

O Ácido Hialurônico natural é um produto do organismo, presente em grande quantidade na pele, tecido conjuntivo e articulações. Ele se localiza entremeado às células, preenchendo os espaços entre elas e lubrificando o tecido. Conforme ocorre o envelhecimento, o Ácido Hialurônico vai reduzindo sua quantidade e proporção, e particularmente na pele acontece perda de volume. Junto à perda progressiva de colágeno e hidratação, sua redução colabora para o surgimento de sulcos e rugas.

O Ácido hialurônico sintético é uma substância inerte, estéril e refinada com textura viscosa que é apresentada em veículo gel, usada na Medicina Estética para preencher rugas ou sulcos, corrigir depressões cicatriciais e volumizar lábios ou pequenas regiões da face.

Esta substância é usada com grande segurança, aplicada também em consultório sob cuidados de assepsia e se necessário com anestesia local. A quantidade ou volume varia de acordo com a profundidade do sulco e pode ser realizada em 1 ou mais etapas. Ele vai gradativamente sendo absorvido pelo organismo, permanecendo no tecido entre 12 a 18 meses, e sua duração ou taxa de absorção é determinada por fatores como metabolismo individual, concentração do princípio ativo e força de contração muscular – em áreas de contração intensa o produto tende a durar menos pela alta mobilidade local.

 

Qual é o resultado do tratamento para as rugas periorais?

Para um resultado duradouro e satisfatório é interessante associar o tratamento da causa , ou seja, relaxar a musculatura com a aplicação de Toxina Botulínica e o preenchimento do sulco já instalado, se houver.

Muitas vezes se faz necessário associar lasers ablativos para se recuperar a elastose do colágeno peribucal para um resultado mais  efetivo.

O tratamento preventivo da ruga dinâmica evita ou adia o surgimento das rugas periorais, ou “código de barra” e aconselha-se  começar o mais precocemente possível.

Agende sua consulta médica!